topo2

Cantinho do brincarQuer saber por que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento e socialização infantil? Bom, quando a criança está brincando, ela não está apenas se divertindo, e, sim, exercitando sua comunicação, criatividade e buscando formas lúdicas de entender as regras e as rotinas do mundo que o cercam.

“É importante orientar e estimular os pais e responsáveis para que criem esses espaços em casa, escolas e demais locais que as crianças frequentam para que assim elas possam brincar de faz de conta, com blocos de construção, ouvir histórias, se fantasiar, olhar os livros, desenhar, entre outras”, explica a coordenadora do Museu da Vida, Erica dos Santos.

Erica ainda informa que esses cantinhos do brincar podem ser planejados em qualquer lugar, como: num canto de uma sala, ou em outro espaço apropriado. E, para facilitar as brincadeiras, procura-se organizar esse ambiente de acordo com o grau de movimentação e de concentração que as diversas atividades exigem.

Para a pedagoga da equipe técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Priscila Costa, as famílias e responsáveis devem oportunizar às crianças brincadeiras diversificadas e criar momentos lúdicos, interativos e alegres, principalmente nos primeiros anos de vida. “A criança precisa brincar, realizar atividades físicas, ter prazer e alegria para aprender e se desenvolver”, diz.

Dessa forma, a pedagoga destaca o quão importante é elaborar brincadeiras com jogos, histórias, poesias, músicas e movimentos que favorecem o desenvolvimento. “Pois envolvem todos os aspectos físicos, emocionais, sociais, intelectuais e proporcionam o equilíbrio e as relações entre as pessoas da família e da comunidade”, finaliza.

Mas e você? Já pensou no que vai fazer dia 12 de outubro? Ir ao parque, fazer um piquenique, jogar bola…e se estiver chovendo? Não tem problema! A cidade possui lugares incríveis para curtir os dias cinzentos, incluindo a Pastoral da Criança e o Museu da Vida. Afinal, o Dia das Crianças é pura diversão, né?!

Então, que tal passar o Dia das Crianças brincando com a gente? A Pastoral da Criança e o Museu da Vida convidam você e sua família para a inauguração da nova exposição Cantinho do Brincar, no dia 12 de outubro de 2022, a partir das 10h. Assim, você não precisa mudar toda a sua programação, pois aqui possui roteiros incríveis para todos os tipos de ocasiões, até em dias chuvosos, que incentivam o brincar em família e em comunidade, promovendo brincadeiras em diversos ambientes e ao ar livre.

O Cantinho do Brincar passou por uma reestruturação e está com novidades que irão encantar ainda mais os pequenos. No espaço, as crianças, poderão passar por dentro de bambolês, subir e descer obstáculos, escalar, brincar na piscina de bolinhas e muito mais. Só diversão!

O endereço é o mesmo: R. Jacarezinho, 1691 - Mercês, e não esqueça que o estacionamento é gratuito, ok? 

Valorizar os momentos de diversão e incentivar as brincadeiras das crianças é um caminho para viver uma infância saudável e promover um futuro feliz. Esperamos vocês!