topo2

Museu paineis 2Durante o encerramento do Ano Especial do quinto aniversário da encíclica Laudato si*’ do Papa Francisco, em maio de 2021, o Santo Padre reforçou um pedido que vem fazendo desde o início de seu pontificado: o de que todos se unam para cuidar do planeta, da nossa “Casa Comum”. “Há esperança. Todos podemos colaborar, cada um com a própria cultura e experiência, cada um com as próprias iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra retorne à sua beleza original e a criação volte a brilhar novamente segundo o plano de Deus, disse ele.”

“Precisamos, portanto, de uma nova abordagem ecológica”, insiste Francisco na mensagem em vídeo, que seja direcionada à ecologia humana integral para envolver tanto questões ambientais como o homem na sua totalidade. Essa é a nossa grande responsabilidade diante das futuras gerações, conclui o Papa.

Inspirados pelo apelo do Papa Francisco e com a intenção de contribuir, de forma urgente, ainda mais com os cuidados da nossa Casa Comum, a Pastoral da Criança e o Museu da Vida desenvolveram uma parceria com a Copel - Companhia Paranaense de Energia Elétrica, para instalar uma solução de eficiência energética por meio de painéis solares.

Sabendo que a geração de energia elétrica é um dos principais responsáveis pelo grande número de emissões de carbono na atmosfera, causa de mudanças climáticas, a busca por uma fonte de energia renovável passa a ser também a busca por energia sustentável, ou seja, algo que não pode acabar e que não contribui para a agressão ao planeta.

Os painéis solares e demais tecnologias necessárias para a geração de energia solar foram instalados essa semana na sede da Pastoral da Criança e do Museu da Vida e serão responsáveis pela geração de boa parte da necessidade para manter as entidades funcionando.

Segundo o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann, “nós somos responsáveis por proteger o meio ambiente em que vivemos. Mas, infelizmente, isso não está acontecendo em todo lugar. Muitas vezes, deixamos que isso aconteça ao nosso redor, quando não prestamos atenção ou não nos importamos com as escolhas de nossos familiares, amigos e instituições para descartar resíduos, economizar água, reaproveitar materiais, gerar e consumir energia entre outras atitudes. Ainda é tempo de mudar. E é preciso mudar, principalmente se pensamos na urgência de garantir o presente e o futuro das crianças”.

Dr Nelson afirma ainda que “a Pastoral da Criança e o Museu da Vida vem trabalhando há muitos anos na conscientização da população pela preservação e cuidado da Casa Comum e a parceria com a Copel para a geração de energia solar chega para contribuir com o nosso papel de cidadãos na formação de uma sociedade mais sustentável”.

Museu paineisMuseu da Vida zela pela criação e pela vida
O Museu da Vida, desde a sua fundação zela pela criação e pela vida. Em 2017, envolvidos com os objetivos da Campanha da Fraternidade daquele ano e inspirado pela biodiversidade encontrada nas diversas regiões, o Museu da Vida elaborou a exposição “Biomas brasileiros e defesa da vida”. Algumas dicas e informações mostradas nessa exposição, que tinha como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da criação e apresentar a interdependência existente entre todos os seres vivos, promovendo ações de comprometimento com as gerações futuras, podem ser acessadas aqui.

O Museu da Vida ainda traz, dentro do circuito de visitação, um bosque de Mata Atlântica com 13.000m² e trilha para os visitantes estabelecerem contato com a natureza, além de ser um espaço onde as crianças podem brincar e admirar os animais que vivem no local, como peixes e esquilos que algumas vezes se revelam aos visitantes.

Nesse espaço, uma infinidade de espécies de árvores foram catalogadas pela PUC/PR e formam um espaço verde perfeito para piqueniques em família, brincadeiras “pé na grama” e aquela proximidade com a natureza que faz bem para adultos e crianças.
Saiba mais em: https://www.pastoraldacrianca.org.br/museudavida/

Programa de eficiência energética da Copel
O Programa de Eficiência Energética tem como objetivo promover o consumo consciente e combater o desperdício da energia elétrica em todos os setores da economia. Isto ocorre por meio do incentivo e financiamento de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Os benefícios destes projetos contemplam diversas classes de consumo, entre elas as famílias de baixa renda e a área dos serviços públicos, com a troca de equipamentos em hospitais, instituições beneficentes, universidades e escolas públicas. Outra frente do programa é a modernização da iluminação pública, com a destinação de recursos a mais de 300 municípios ao longo destas duas décadas.

Assim, busca-se maximizar os benefícios públicos da energia economizada e da demanda evitada, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.
Saiba mais em: https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/eficiencia-energetica/programa-de-eficiencia-energetica/

*Fonte: Vatican News